domingo, 12 de junho de 2011

as dose portas de jerusalém


http://www.eradeaquario.com.br/funcoes/Mostra_Imagem.asp?Fig=_novas/Israel%20os%20Port%F5es.jpg&MaxSize=250
Nas muralhas que cercam a Velha Jerusalem, vê-se as portas cerradas, que mesmo com tantas invasões, nunca foram abertas ou destruídas.

     É interessante observar que, em visita a Jerusalém, vê-se a cidade velha com sua muralha que a cerca. Há várias entradas, mas uma é especial, uma porta, que segundo a profecia de Ezequiel, profeta do Velho Testamento Eze4,1,2:“Ele conduziu ao pórtico( porta) exterior do santuário, que fica fronteiro ao oriente, o qual se achava fechado. Ninguém o abrirá, ninguém aí passará, porque o Senhor, Deus de Israel,aí passou; ele permanecerá fechado. O príncipe entretanto (Seu Filho), enquanto tal, poderá aí sentar-se para tomar sua refeição diante do Senhor. Ele entrará pelo vestíbulo do pórtico e sairá pelo mesmo caminho”.
     Esta profecia foi me contada e eu a achei na Bíblia para citá-la. Apesar de todas as invasões e destruição que ocorreram em Jerusalém, está porta nunca foi derrubada e jamais aberta novamente, após aquela páscoa, antes da crucificação. Pela profecia deduz-se que: a porta só seria aberta para o Messias (O Filho de Deus) ali entrar e, depois  seria fechada e não mais aberta. Ora, Jesus entrou por esta porta no Domingo de Ramos, quando entrou em Jerusalém e festejavam a páscoa judaica (uma semana de comemoração). Lá realizou a Santa Ceia. A porta foi fechada quando saiu para rezar e foi preso.   Desde então está porta de entrada nunca mais foi aberta, nem mesmo em todas as invasões! Está porta esta lá cerrada. História intrigante...!
 
   Tudo era um cáos em Jerusalém, que passava de mão em mão no poder. Até que o filho de um rico líder, apoiado por setores romanos, convenceu senadores afirmando ser ele, a pessoa ideal para governar a província. Seu nome era Herodes. Em 40 a C., obteve deles o título de Rei dos Judeus. No ano 37 a .C., restaurou o Templo de Salomão. Foi este Herodes que mandou matar os primogênitos, quando Jesus nasceu, pela ameaça de perder seu reino.  Herodes o grande construiu uma imensa fortaleza na cidade de Massada, apesar de nunca ter ficado lá. Hoje suas ruinas mostram o quão poderoso foi esse rei.
 
    Os judeus sempre foram monoteístas, acreditam em um só Deus e não cederem a pressão imposta pelo domínio do império romano, essencialmente pagão. E novamente ocorreu a segunda diáspora (expulsão) de suas terras, desta vez pelo império romano por volta do ano 70 d.C, com a destruição do Templo de Salomão.

0 almas comentaram:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...